Em 2018 o Brasil conheceu os efeitos nocivos de uma greve dos caminhoneiros em toda a economia, como um evento recente, lembramos de supermercados com várias gôndolas vazias, a inflação alimentícia e do combustível foram nas alturas.

No mercado financeiro a coisa também não foi diferente, a bolsa caiu, ações da Petrobras derreteram, as taxas de juros futuras foram nas alturas com todo o risco envolvido, muita gente perdeu dinheiro naquela época, talvez por despreparo emocional, mas em contra partida, aqueles que souberam aproveitar ganharam muito dinheiro.

Nesse texto iremos debater formas de se proteger do efeito dessa iminente greve, marcada para o dia 01/02/2021, e de lucrar muito com ela.

Como se proteger?

Devemos começar por aqui, já que ninguém quer perder dinheiro, a proteção nessa época tem que ser o próprio investidor, pois, é claro que muitos ativos financeiros vão ser momentaneamente impactado, mas depois voltam ao normal, cabendo ao investidor ter sangue frio e agir calmamente durante esse período de greve, que na verdade trará muito mais oportunidades para o investidor sensato.

Mas, sei bem que o que importa para você, assim como para mim, é a possibilidade de lucrar mais com nossos investimentos, sendo assim, esse período possivelmente trará muitas oportunidades, por isso vou elencar os ativos que melhor poderão performar, tomando como exemplo a greve de 2018.



Opções sobre ações

O cenário mais perfeito é o do investidor que fez hedge com opções de algumas empresas que podem ser afetadas pela greve em si.

Os boatos dessa greve já vêm de certo tempo, conheço alguns investidores que já fizeram hedge com opções PUT de algumas ações possivelmente afetadas. Acompanhando os alunos de meu curso Opções para a Liberdade Financeira, todos estão em alguns Hedges que já estão com lucros muito grandes e se a greve se prolongar é possível que mais do que dobrem o capital investido nessa estratégia.

O hedge é uma operação de transferência de risco e, se iniciada antes de um cisne negro* ocorrer, pode render retornos acima de 100% em curto período de tempo, nesse caso da greve já estava prenunciada a possibilidade, logo, não era tão inesperado assim, nesse caso era questão apenas de antecipar e se preparar, claro, tendo o conhecimento para tal.

Às pessoas que não conseguiram antecipar para fazer um hedge ainda resta a especulação, que, apesar de não ser a melhor forma de aplicar o dinheiro, se bem feita pode trazer bons frutos, mas só especule se você conhecer bem a dinâmica das Opções, senão, existem outras formas de aproveitar.

Títulos Indexados

Em momentos de tanta incerteza social e política os juros de longo prazo tendem a subir, o que no curto prazo faz os preços dos títulos indexados ao IPCA+ e os Prefixados caírem, para ter uma boa chance de lucro aqui é simples.

O investidor pode aplicar em títulos com taxa de juros maiores nesse período, o que a longo prazo é muito proveitoso, mas que também no curto prazo pode render lucros, já que quando as coisas se normalizarem as taxas voltam ao período pré greve, gerando assim ganho nessa diferença de taxa.

Ações

Sim, eu sei, as ações vão cair muito provavelmente. Ações de empresas de alimento sofrem por seus produtos não chegarem à prateleira dos mercados, ações de empresas de combustível caem porque o combustível não chega aos postos e isso arrasta quase todas as áreas da economia a uma queda generalizada.

Mas, por ser um evento atípico, assim que passar, nos meses seguintes as ações se recuperam dos danos causados pela greve e as vezes até sobem bem mais do que estavam no período pré greve.

Então, ao invés de ficar desesperado ao ver as ações caírem, você pode comprar mais ações muito mais barato que anteriormente, para quem tem é bom por aumentar o numero de ações que possui (principalmente se for ações de valor) e para quem ainda não tem é uma forma de entrar na ação, com ela a preços mais razoáveis

Dica: não invista em qualquer empresa, avalie-a antes ou busque as que pagam mais dividendos, fiz um vídeo mostrando como selecionar boas empresas pagadoras de dividendos, vale a pena assistir, pois com as dicas você pode encontrar nesse período uma boa ação a um preço melhor: Duas formas simples de selecionar boas ações pagadoras de dividendos, até mesmo para um iniciante

Ouro

O ouro se mostra muito interessante nesses períodos por ser um hedge puro, ou seja, ele sobe quando a economia vai mal, toda vez que os investidores desconfiam dos fundamentos econômicos correm para ele, e dessa vez não será diferente, por dois motivos:

Primeiro, com o Real se desvalorizando e a pressão sobre o governo, a melhor reserva de valor é buscada e se somarmos a crise do Covid-19 que vem mostrando suas garras ao temor do mercado com o Short Squeeze (prática criminosa, vista recentemente nos EUA que gerou perdas absurdas a muitos investidores) a corrida do ouro volta a ganhar fôlego.

Segundo, em períodos de greve o Real tende a se desvalorizar cada vez mais perante ao Dólar, sendo assim, o ouro, que é cotado em Dólar, também aumenta, gerando um duplo hedge.

Em outros textos sempre falei que o investidor tinha que ter ao menos 5% dos seus investimentos em ouro, se você tem esse investimento, já terá um lucro provável durante essa greve, lembre de rebalancear após o período passar.

Conclusão

Essas são algumas dicas de como você pode lucrar nesse período conturbado, lembre de assistir ao vídeo: Duas formas simples de selecionar boas ações pagadoras de dividendos, até mesmo para um iniciante, para saber como selecionar boas ações nesse momento.

Atenciosamente


David Rocha é assessor de investimentos e educador financeiro, autor do livro Tesouro Direto um caminho para a liberdade financeira