Você já deve ter ouvido falar da importância dos investimentos que trazem renda extra passiva para sua carteira, esse conceito ficou ainda mais evidente em 2020 e 2021.

Muitos acham que para conseguir essas fontes de renda é necessário ter muito dinheiro para se investir inicialmente, mas a verdade é que você pode começar a investir e criar sua carteira de renda extra passiva por valores abaixo de R$ 100,00.

Claro que no início a renda será pequena, mas, com o passar do tempo investindo e reaplicando o capital você consegue uma renda relevante, que pode te auxiliar a fechar as contas do mês no azul ou até ser usada para investir mais, aumentando assim o efeito dos juros compostos.

Nesse texto vamos conhecer 4 fontes de renda passiva que você pode iniciar com pouco dinheiro.

1 – Dividendos

Uma das maiores maravilhas do mundo, os dividendos são parte dos lucros que as empresas pagam a seus acionistas periodicamente.

Você pode investir em empresas boas pagadoras de dividendos até com menos de R$ 10,00.

Quanto maior a quantidade de ações, maiores os dividendos recebidos, logo, para que você possa ter uma renda consistente com dividendos, vale investir periodicamente e reinvestir os dividendos que receber.

Isso cria uma bola de neve que vai aumentando lentamente até chegar a hora que a mágica acontece.

Todo investidor que já criou sua margem de garantia e tenha conhecimento básico de como investir em ações, deve ter uma parte de sua carteira para receber dividendos de boas empresas.

Quer saber como escolher boas empresas pagadoras de dividendos de maneira simples, assista a esse vídeo que fiz sobre o assunto:

2 – Aluguel de ações

Como disse acima, as ações pagam dividendos periodicamente, mas, no tempo em que elas não pagam deveriam ficar paradas? Claro que não!

O investidor tem a possibilidade de alugar suas ações a traders por uma taxa de juros concordada entre as partes (que costuma ser maior que a Selic) e ao final do prazo de aluguel o trader deve devolver as ações com o acréscimo dos juros.

É uma fonte de renda bem interessante, pois você remunera sua carteira de ações entre os dividendos, aumentando assim a velocidade com que cresce suas fontes de renda.

O aluguel é seguro por contar com a contraparte da B3 e ser fiscalizado pela CVM, assim, o risco é mínimo e o retorno interessante, podendo superar 10% a.a. só desses juros, em certos casos.

Você pode combinar o aluguel de ações e os dividendos para gerar uma renda mensal, no início pequena, mas que cresce muito rápido à medida que vão sendo feitos reinvestimentos do lucro recebido.

3 – Cupons de juros

Outra forma de renda muito acessível a partir de R$ 30,00 e que paga bons rendimentos passivos a cada seis meses.

Os cupons são antecipações dos juros recebidos por investimentos como Debêntures Incentivadas e Títulos do Tesouro que paguem cupons.

Os Títulos são bem acessíveis, podendo ser investido a partir de R$ 30,00, já as Debêntures necessitam de uma entrada mínima de R$ 1.000,00.

Os juros pagos são muito bons e agora em 2021, um ano inflacionário com vários riscos fiscais, os Títulos saltaram de rentabilidade, chegando a pagar mais de 8% a.a. o que é mais de 4x a taxa Selic.

É importante combinar os cupons com os aluguéis e dividendos. Como ele surge a cada seis meses em proporção maior que o mesmo valor depositado em ações, funciona como um décimo terceiro de sua própria renda extra.

Assim você consegue aproveitar melhor o potencial de retorno de sua carteira.

Para saber mais sobre como investir para receber cupons, recomendo meu livro:

4 – Fundos de Investimentos Imobiliários (FII)

Outra fonte de renda extra passiva muito acessível, já que existem FIIs que você pode comprar as cotas por menos de R$ 10,00.

Esses fundos que investem no setor imobiliário têm que pagar grande parte de seu lucro como aluguel para os cotistas, normalmente esse pagamento é mensal e bem relevante.

A volatilidade desses fundos é bem pequena, o que faz com que sejam mais indicados para iniciantes do que as ações. Seu rendimento atrativo também ajuda muito na hora do investimento.

O importante é diversificar entre ações, FIIs e cupons para criar uma renda extra recorrente mais rápido do que se imagina normalmente quando foca em só um desses títulos.

Os aluguéis dos FIIs são isentos de IR e alguns desses fundos chegam a pagar mais de 1% ao mês só de rendimento.

Por isso, se você está começando, os FIIs são o melhor para o primeiro passo, pois sua renda extra inicial poderá ser usada para auxiliar na construção das outras fontes de renda.

Em determinado momento será importante diversificar para conseguir multiplicar suas fontes de renda passiva.

Quer saber mais sobre como investir nos FIIs e maximizar suas fontes de renda, então se inscreva em nossa newsletter abaixo, pois em breve estarei mandando um presente para os inscritos:

Bons investimentos.

David Rocha é Assessor de investimentos (AAI -Ancord) e Educador Financeiro, autor do livro: Tesouro Direto Um caminho para a Liberdade Financeira.