Na semana passada lancei um texto com cinco dicas de como ganhar mais dividendos em 2021, se você ainda não o leu, recomendo, pois, neste texto conversaremos sobre como escolher boas ações pagadoras de dividendos.

Dica 1 – Dividend Yield e Pay Out

A primeira dica é: Foque nas ações com maior Pay out e Dividend Yield.

Certo, mas o que significam essas coisas? Você deve estar pensando, vamos explicá-las de maneira simples.

Pay out é um indicador que revela quanto do lucro que a empresa teve por ação ela distribui aos acionistas, por exemplo:

Se uma empresa X tem um lucro por ação (LPA) anual de R$ 10,00 e distribuiu R$ 3,00 de dividendos por ação no ano, quanto é o Pay out?

Pay out = (dividendo/LPA) X 100%, logo:

Pay out = (3/10) X 100%

Pay out = 30%

Nesse exemplo, vemos uma empresa que paga um Pay out altíssimo. Esse indicador deixa claro para o investidor que a política da empresa inclui pagar esses dividendos anuais e isso é uma coisa muito importante para aqueles que querem ter renda com dividendos.

O segundo indicador depende diretamente desse, que é o Dividend Yield, ele expressa outra relação interessante, já que é calculado de forma que o faz ser o favorito dos investidores em ações pagadoras de dividendos.

O Dividend Yield é calculado da seguinte forma:

Dividend Yield (D.Y) = (Dividendos/Cotação da ação) x 100%

Se a empresa X do exemplo anterior pagou R$ 3,00 de dividendos no ano e sua cotação hoje é de R$ 25,00, qual seria o D.Y dela?

D.Y = (3/25) x 100%

D.Y = 12%

Esses dois indicadores já são uma amostra de que a empresa tem uma boa política pagadora de dividendos.

Um D.Y a partir de 4% pode ser considerado muito bom, pois ele é o dobro da Taxa Selic atual, que está em 2% a.a. Isso quer dizer que só o lucro distribuído de suas ações superaria em muito o investimento livre de risco, sendo que a valorização das ações seria um lucro extra, por assim dizer.

Mostrei esses cálculos apenas para dizer o que cada indicador realmente significa e porque é interessante que se preste atenção neles, mas você não precisa ficar calculando esses indicadores para cada ação que se interessa, pois esses dados já estão disponíveis de maneira simples e gratuita.

A importância desses dois indicadores para todos aqueles que querem renda de dividendos é, sem dúvida, elementar, não negligencie eles.

Dica 2 – IDIV

Todos os que investem já ouviram falar do IBOVESPA (IBOV) que é o índice da bolsa de valores, na verdade, o IBOV é apenas uma carteira teórica que acompanha as movimentações, ao longo do tempo, das 72 empresas mais líquidas da bolsa de valores.

O IBOV é importante para sabermos os humores do mercado, mas, para um investidor que foca em dividendo, existe outro índice muito mais interessante.

O IDIV (Índice de dividendos) observa apenas empresas com boa liquidez e que paguem muito dividendo, para se ter noção das exigências para entrar nesse índice, uma delas é estar entre as 33% maiores pagadoras de dividendos (D.Y) nos últimos 12 meses, isso, aliado a liquidez alta, traz segurança e lucro para os investidores.

Observando o IDIV você pode escolher qual empresa te interessa, pois, a composição dele é aberta ao público, assim você pode olhar as empresas que têm maior peso nele, já que as com maior participação são as que pagam mais dividendos.

O link para ver a composição do IDIV é: Índice Dividendos – IDIV – Composição da carteira | B3

Dicas finais

Agora você sabe duas formas simples de selecionar ações boas pagadoras de dividendos, mas, antes de ir comprando as que você achou interessante é bom ter certeza que elas são boas. Nesse caso, vou dar uma dica extra bem simples: Olhe os relatórios dos analistas de sua corretora.

Observando o relatório da empresa escolhida você terá a visão de um profissional certificado e fiscalizado pela CVM dos indicadores dessa empresa, assim, de maneira simples, é possível descobrir se além dos dividendos ela tem boas perspectivas de crescimento.

Lembre, também, que investir em ações, mesmo de boas empresas, envolve risco, logo, escolha mais de uma (que sejam de setores diferentes) e diversifique. Você pode focar, principalmente, pela frequência de pagamento de dividendos.

Quer saber mais sobre como ver o Pay out e o D.Y de maneira simples e também os relatórios no mesmo lugar? Assista ao vídeo abaixo, onde explico em detalhes como olhar cada um desses itens, incluindo o IDIV, e também como descobrir a periodicidade dos pagamentos de dividendos na prática.

Qualquer dúvida, deixe nos comentários que farei o possível para responder a todas, sejam nos comentários mesmo ou em vídeo.

Vídeo: saiba como Selecionar ações pagadoras de dividendos de maneira simples e pratica.

David Rocha é Assessor de Investimentos e Educador FInanceiro, Autor do Livro: Tesouro Direto – Um caminho para a Liberdade Financeira.