Muitos investidores buscam a renda extra que os dividendos proporcionam ao longo do tempo e em tempos de taxa Selic baixa, as vantagens de buscar os dividendos se tornam ainda mais evidentes, por isso separei 5 dicas para aumentar as formas de ganhar dividendos em 2021.

Antes de falar dessas dicas, é interessante salientar que quando me refiro a dividendos estou também incluindo os outros proventos (JCP ou Aluguéis), pois assim fica fácil entender as dicas, mas não incluo aqui os extraordinários como Bonificações e Direitos de Subscrições (mas esses também podem ocorrer, o que é mais dinheiro no bolso do investidor).

1 – Invista mensalmente em boas empresas, pagadoras de dividendos

Muitas pessoas esperam ter bastante dinheiro para começar a buscar o rendimento advindo através dos dividendos, mas isso é um erro, já que ao investir um valor igual todo mês em uma ação que pague bons dividendos (e que tenha perspectivas de crescer ao longo do tempo) você já coloca seu dinheiro para trabalhar.

Mesmo que no início os dividendos que você receba sejam pequenos numericamente, você pode reinvesti-los e, com isso, gerar uma bola-de-neve positiva para suas finanças.

Uma ação boa pagadora de dividendo irá pagar ao acionista entre 6% e 8% ao ano em proventos e ainda assim ter chance de crescer, o que a cada ano pode aumentar o total de dividendos que você recebe, ou seja, ao longo do tempo seu investimento retorna mais rápido.

2 – Evite Small Caps

Se seu foco é receber dividendos, as Small caps não são um bom investimento para você, já que elas normalmente não distribuem seus lucros, com a desculpa esfarrapada de que estão reinvestindo para o crescimento da empresa.

Para Benjamin Graham*  isso não passava de uma enganação ao acionista, já que boas empresas podem continuar seu crescimento e mesmo assim pagar dividendos para seus investidores, o que, em uma análise mais profunda, diminui o risco da operação.

Por isso não caia na história de que não pagam dividendos para crescer, muitas empresas que pagam continuam com ótimas taxas de crescimento, o que multiplica o capital investido e ainda põe dinheiro no bolso do investidor.

3 – Diversifique

É normal pensarmos que ter o máximo de ações de uma empresa pagadora de dividendos que conseguirmos é o melhor, mas isso é um ledo engano.

As empresas pagam os dividendos em datas diferentes, se no início você começar a diversificar as empresas, tendo na sua carteira as que pagam dividendos mensais (normalmente pequenos), trimestrais (já um pouco mais vistosos) semestrais e anuais, você criará um fluxo constante e que ocasionalmente é aumentado a cada semestre ou ano, fazendo com que você possa aumentar posição em suas ações constantemente e com isso aproveitar distorções do mercado para aumentar seus dividendos do próximo período.

4 – Ações e FIIs

Outra diversificação que você pode fazer é entre ações e Fundos de Investimento Imobiliário, seguindo a dica anterior, se você pôs em sua carteira algo em torno de 5 empresas boas pagadoras de dividendos, pode colocar mais 2 ou 3 FIIs ou se seu capital já for maior, pode pôr ações de 10 boas empresas e 5 FIIs.

Sempre dê o maior foco às ações, por um motivo simples, os FIIs são bons em pagar rendimentos e, se você diversifica em seus setores receberá um bom retorno mensal deles, mas eles têm um problema quando se trata de ganho de capital, por distribuírem 95% de seus lucros eles têm pouco para investir e sempre têm que estar captando mais dinheiro no mercado, além disso o cenário imobiliário é bem mais lento que o de ações.

Logo, ao mesclar os dois com mais foco para as ações, você garante um bom retorno com dividendos e ainda uma chance de aumento de seu capital investido, nesse caso, sem risco elevado, já que você está diversificado seu capital para ganhar com a valorização de mercado (quando ocorre) e com os proventos como um todo.

5 – Tenha paciência

Os dividendos são proventos que chegarão periodicamente em seu bolso, mas no início não serão tão vistosos, somente depois de um tempo, investindo mensalmente e reinvestindo os dividendos você estará recebendo uma boa renda extra mensal.

Quando falo que leva um tempo, não ache que são muitos anos, não é isso, se você investir mensalmente o mesmo valor em ações e FIIs bons pagadores verá esse fluxo chegando bem rápido.

Qual seria o tamanho do fluxo?

Logicamente, dependerá mais de quanto você pode investir por mês, se é R$ 100,00 demora um tempo, e o fluxo será equivalente ao quanto você foi investindo, se você aplica 200,00 da mesma forma, mas pode ser um pouco mais rápido… se você aplica R$ 1.000,00 por mês já será mais rápido de se colher dividendos maiores, isso é lógico.

Mas, mesmo que você não tenha R$ 100,00 por mês, com R$ 30,00, por exemplo, já consegue comprar ações e FIIs em menor quantidade e com isso demorará mais para criar um massa crítica que dê um fluxo grande de dividendos, mas dá para começar e ir aumentando seu capital, sendo assim, não aguarde ter muito, comece com o que você tem e seja persistente, pois, com um pouco de paciência você verá que vale muito a pena.

Quer saber mais sobre como esse pode ser o melhor ano para se investir focado em dividendos? Leia o texto:

2021 será o ano dos dividendos, descubra como aproveitar ao máximo! – Majesty Escola de Finanças (majestyescoladefinancas.com.br)

Abraços e bons investimentos.

Nota:

*  = Benjamin Graham foi um grande economista e autor do Livro O Investidor Inteligente, criador do que hoje é chamado de Escola de Valor, para análise fundamentalista de ações.

David Rocha é assessor de investimentos (AAI) e autor do livro Tesouro Direto – Um Caminho para a Liberdade Financeira.