Surpreendendo todos os economistas e as mais pessimistas das previsões, a inflação medida pelo IPCA para o mês de novembro foi de 0,89%, muito disso impactado principalmente pela alta dos alimentos que, nesse ultimo mês, veio realmente forte.

Devemos lembrar que já era esperado um aumento na inflação, pois, o IGP-M (Índice de preços ao mercado), que serve como uma bússola para o IPCA, está muito alto nesse ano e, se somarmos a isso os gastos do governo com a pandemia e a queda provável no PIB, podemos estar caminhando para um cenário desolador já no início de 2021.

Claro que se fosse apenas um mês isolado de inflação alta não seria nada demais, porém, como o aumento persistente dos preços já é visto desde o início do segundo semestre de 2020, e tivemos uma aceleração desse aumento em outubro e novembro, devemos ligar um sinal de alerta para nos prepararmos para um período de preços elevados em todas as áreas de consumo.

O principal agora é defender nosso capital da perda do poder de compra para, com isso, não ser tão afetado pelo IPCA. Já fiz um texto nesse blog em que dou dicas de como se proteger contra a inflação e como investir corretamente nesse período, recomendo a leitura dele para que assim você saiba como pode sair bem desse período conturbado.

Leia o texto no link: https://www.majestyescoladefinancas.com.br/inflacao-2020-entenda-e-saiba-como-se-proteger/

Sem mais para o momento, esperemos a última reunião do COPOM (comitê de políticas monetárias) de 2020 para sabermos a definição da taxa Selic.
Abraço e bons investimentos.