Feliz ano novo!

Hoje, dia 04/01/2021, será o primeiro pregão do ano na Bolsa de Valores e a pergunta que muitos se fazem é: qual o melhor investimento para o ano de 2021? Será que é a Renda Fixa? Ou algum fundo de investimento? Talvez Fundos Imobiliários? Ações? Criptoativos? Etc.

Nesse texto vamos considerar o cenário econômico e como ele afetará cada uma das opções citadas e, assim, conseguiremos responder a essas perguntas.

Renda Fixa

Desde 2018, com a queda acentuada das taxas de juros, muitos consideraram que a Renda Fixa tinha morrido. Apesar de esse ser um grande engano, é notório como as chances de lucro fácil aqui diminuíram, mas havia ainda muitos títulos pagando bons juros de maneira segura para as pessoas de perfil mais conservador e moderado, além de criar boas chances para diversificar e ter uma margem de garantia.

Em 2021 os economistas estão projetando um aumento gradual das taxas de juros, já que a taxa Selic está em 2% ao ano e o juros de longo prazo acima de 5% ao ano, é de se esperar que a Selic seja elevada durante esse período, até para que possa barrar a inflação (IPCA) que ameaça sair do controle.

Com isso, títulos DI e indexados passam a ganhar mais rendimento. Cuidado apenas com os títulos prefixados que podem ser impactados negativamente por essa escalada.

Fundos de Investimento

Os Fundos conseguiram bom desempenho no ano passado (em sua maioria), tanto os de Renda Fixa quanto os de Renda Variável. É de se esperar que continuem dando retorno consistente durante 2021, a depender da capacidade do gestor, e se não acontecer nenhum imprevisto na economia.

Utilize os Fundos em sua carteira para a diversificação dos investimentos e tenha Fundos diferentes, pois assim você pode aproveitar diversos cenários, mesmo tendo pouco capital.

Fundos de Investimento Imobiliário (FII)

No final de 2020 esses investimentos conseguiram recuperar parte das perdas e em 2021 têm tudo para continuar crescendo. Muitos fundos se viram em apuros  com seus imóveis fechados, mas no final do ano os resultados foram muito melhores do que o esperado.

Use os FIIs para aquela parcela geradora de renda da sua carteira junto com Ações boas pagadoras de dividendos e cuidado com as muitas emissões de cotas esse ano, pois, pode ser que  se escondam armadilhas no meio dos bons fundos.

Ações

Muito é falado que 2021 será o ano das Ações, com uma pequena chance de bolha, mas é realmente esperado um bom desempenho do nosso mercado acionário, já que ao observarmos o Ibovespa em dólar vemos que ele está muito distante do seu pico histórico, ou seja, ainda tem para onde crescer.

Cuidado apenas com as empresas que escolhe e saiba escolher e comprar suas Ações de maneira consciente, pois existem sim boas chances de um retorno expressivo nas Ações de boas empresas.

Agora você deve estar se perguntando: certo, mas qual é o melhor investimento de 2021?

Bom, o melhor investimento para esse ano é a Educação Financeira e de Investimentos.

Ao ter bons conhecimentos de Educação Financeira você equilibra sua vida para ter melhores possibilidades de escolha e a liberdade de fazer as coisas de maneira sustentável para suas finanças. Com isso, os ganhos de seus investimentos propriamente ditos se elevarão através dos juros compostos.

Ao estudar Educação Financeira de maneira correta e realmente eficaz você entenderá que é possível ter uma vida financeira tranquila e com bons investimentos tanto na margem de garantia quanto na multiplicação de capital.

Quer ganhar mais e de maneira mais consistente? Primeiro, entenda de Educação Financeira e aplique as suas finanças, depois estude investimentos e aplique de maneira sensata, sendo assim, os seus ganhos ao longo do tempo serão impressionantes.

Dito isso, convido-os a conhecer o canal da Majesty Escola de Finanças no Youtube, lá estamos tendo uma série gratuita de Introdução aos Investimentos, segue o link, inscreva-se e compartilhe para acompanhar e auxiliar outros que querem entender mais desse mundo.

Majesty Escola de Finanças – YouTube

Em breve a Majesty Escola de Finanças estará disponibilizando o seu Curso Básico: Educação Financeira e Psicologia das Finanças de maneira digital, pois anteriormente era ministrado apenas ao vivo. Para ficar por dentro do lançamento desse curso inscreva-se em nossa Newsletter, assim você terá acesso antecipado a um desconto especial apenas enviado pela Newsletter.

Para se Inscrever na Newsletter

( mm / dd )

Abraços e Bons estudos!

David Rocha

David Rocha é assessor de investimentos pela Órama Invest e autor do Livro Tesouro Direto – Um caminho Para a Liberdade Financeira.