Um termo vem ganhando força entre gestores e investidores profissionais quando se trata do futuro dos investimentos e da possibilidade de retornos, não somente financeiros, dos recursos investidos, esse termo que ganhou muita atenção é o ESG.

Certo, mas o que significa ESG e por que esse conceito vem ganhando força no mundo todo quando se trata de investimentos? E.S.G. é a sigla para Environmental, Social, Governance. Ou seja, Ambiental, Social, Governança (se traduzirmos literalmente para o português).

Isso quer dizer que empresas que recebam o selo ESG foram avaliadas e consideradas boas praticantes desses aspectos:

Ambiental: Uma empresa que se preocupa com seus impactos ambientais e que, por isso, faz por onde reduzir suas emissões de carbono e tenta compensar qualquer dano que possa causar ou já ter causado ao meio ambiente.

Social: Uma empresa que se preocupa com a segurança de seus colaboradores e clientes, prezando pela diversidade em seu quadro de funcionários e pela igualdade de salários independe de gênero ou raça, normalmente tem um relacionamento saudável com a comunidade.

Governança: Uma das práticas mais procuradas pelos gestores é a governança corporativa, desde o fim do século passado, boas práticas de governança foram exigidas dos administradores de empresas.

É cobrado na governança, boas práticas na metodologia da contabilidade e no combate à corrupção, uma transparência maior dos negócios da empresa, principalmente para com seus acionistas. Entre diversas outras exigências.

Nesse resumo das variáveis ESG, podemos ver que a empresa que recebe esse título é mais comprometida com a sustentabilidade da sociedade e das boas relações com a comunidade e os acionistas, isso tem colocado essas empresas em um patamar muito maior nas escolhas dos gestores, mas, por quê?

Simples, o perfil dos consumidores mudou. Hoje, o jovem é o consumidor, o investidor e o integrante do mercado de trabalho, e esse jovem vem buscando coisas que antes seriam consideradas secundárias quando se pensa em um emprego ou em um investimento.

Pesquisas apontam que os jovens estão dispostos a pagar mais caro por produtos que reflitam um comprometimento com um impacto social e ambiental mais positivos, ou seja, que levem em conta as pessoas, o meio ambiente e a maneira de preservar os dois. Já quando se pensa em trabalho, esses mesmos jovens estão dispostos a receber menos, caso trabalhem em uma empresa que tenha em mente essa ideologia, ou seja, hoje não é o tamanho do salário que está retendo talentos, e sim o fato da empresa ser ou não responsável nas causas ambientais e sociais.

E os investidores?

Esses têm muito a lucrar com empresas ESG e, por isso, elas estão sendo cada vez mais buscadas. Até mesmo países têm sido cobrados para serem mais ESG, como aconteceu no caso de fundos que retiraram bilhões de Euros por conta das devastações ambientais no Brasil.

Primeiro, há o fato de uma empresa ESG ter chances no futuro de ser mais durável e lucrativa do que uma que não é, ou seja, por conta de ser sustentável ela acabará tendo mais investimentos e mais consumidores conscientes do que as que não são, isso faria não só as ações delas subirem como o lucro com dividendos ser muito mais forte.

Além disso, temos a governança que, mesmo no chamado Novo Mercado, vem se mostrando ainda obscura, o que confunde e pode levar ao erro investidores mais inexperientes. Já uma empresa que passe no crivo do ESG trará maior transparência para com o acionista, mesmo que minoritário, essa sem dúvida é uma vantagem que torna tais empresas cobiçadas por fundos que têm esse pensamento ideológico.

Claro que há ainda um lucro imaterial, pois, ao investir e incentivar práticas ESG o investidor estará contribuindo para uma sociedade mais consciente tanto no consumo, quanto em relação a causas sociais e ambientais, sendo assim, contribuindo para uma sociedade melhor onde ele e seus descendentes podem viver no futuro, o que é um retorno por investimento dos mais rentáveis, por assim dizer.

Os maiores fundos do mundo já passam a cobrar das empresas e países práticas relacionadas ao ESG e com o tempo isso será ainda mais comum, por isso, pesquise e cobre também das empresas essa política, vai ser muito interessante para você e para a sociedade em um futuro próximo, também observe as melhores empresas ESG para se investir, pois elas provavelmente serão as responsáveis por retornos absolutos em todos os patamares.

Um abraço e bons investimentos.

Atenciosamente

David Rocha